12 junho 2014

#worldcup

| |

"A gente tenta não gastar tempo gerando polêmica desnecessária, mas às vezes enche o saco... Antes de se manifestar contra alguma coisa, sejam menos hipócritas. Muita coisa errada nesse país vem da população, não só da política.

Quer reivindicar melhor educação sendo que nem comparece às aulas regularmente na sua faculdade pública, quer melhor transporte e desrespeita os outros usuários no horario de pico, joga lixo na rua e diz que o governo não limpa nada, foge quando tem que limpar a bagunça do espaço que também ajudou a sujar e deixa os outros poucos limparem por você... O país é como é por responsabilidade de todos. 

Hipocrisia enche o saco."

Foi o que eu postei no meu facebook hoje, após ver uma série de postagens que me aborreceram, sobre a Copa do Mundo. Não sou fãzona de futebol, não acompanhei os preparativos da Copa, não sou a favor dos problema que o país enfrente, mas me irrita ver a mobilização hipócrita da população.

E, bom, tal qual esperava, houve polêmica sobre minha afirmação. Era óbvio que isso aconteceria e por isso mesmo já disse, de antemão, que não gostava de criar polêmica desnecessária, mas enfim.

Pois bem, e então, recebi nos comentários coisas que achei tão destoantes, tão contraditória e desestruturadas, que tive que responder de volta. Coisas como:


  • Pessoa X: Ser a favor de uma educaçao melhor e nao comparecer a uma aula nao eh necessariamente paradoxal, ainda mais se vc defende outro modelo educacional. Esse assunto não é tão simples assim.  
    Eu: Concordo que nao seja um assunto simples, e justamente por isso discordo da forma como se reivindica, como se consertar fosse simples também. Agora, opinião exclusivamente minha, se você defende outro modelo educacional, no contexto que eu citei, de faculdade, por que se submeteu ao sistema, entrando na faculdade? Ainda que o objetivo seja negligenciar as aulas em represália, é um desrespeito a quem lutou para ocupar a vaga e não conseguiu.Desrespeito é ter que lutar por uma vaga quando a educação deveria ser de acesso livre.Se vc concorda que não é um assunto simples, não dá para dizer "ame-o ou deixe-o"
      Pessoa X: De qualquer forma, é uma ilusão achar que o bom aluno é aquele que frequenta todas as aulas e tira notas boas".Caso você se interesse tenho alguns documentários bons sobre educação e a gente pode conversar mais a fundo sobre isso. 
      Eu: Mas eu jamais disse algo que sugerisse essa ideia de 'ame-o ou deixe-o' e jamais disse que o bom aluno é aquele que frequenta todas as aulas. Eu somente acredito que pra reivindicar algo, você tem que estar a par disso, se você mal frequenta as aulas, como pode dizer que está ruim? Sequer compareceu para argumentar. Qualquer reivindicação, ao meu ver, supõe um estudo da situação, concorde ou não com a realidade, ela precisa ser vista para ser contestada.

    Também acho errado a luta desigual pra conseguir uma educação de qualidade e sou a favor de um ensino de base eficiente, mas uma vez dentro desse sistema, continuo a achar errado a desvalorização dessa vaga. A realidade não muda de uma hora pra outra, o contexto é agora, e agora existem pessoas lutando por isso ainda que sejam contra enquanto outras pessoas negligenciam esse privilégio.

    Sou a favor de ver esses documentários também!


Não sou contra ninguém, sou contra a visão idealista e utópica de mundo que as pessoas têm. Essa pessoa que conversou comigo, especificamente, sei que é alguém que gosta de se informar, de aprender, debater, mas ainda assim, acho que ela cai na mesma armadilha da população manifestante: falta de planejamento e estudo prévio. Não adianta que somente os "cabeças" das manifestações saibam de toda a história e chamem para as ruas pessoas que simplesmente servirão de bode expiatório, porque é exatamente essa a sensação que se passa.

Atacar o Brasil em momento de festa é uma jogada dura, factível, mas dura. Penosa muito mais para os que gostam de futebol, com ou sem copa, e se sentem mal por quererem festejar. 

Não se esqueçam disso, "sua liberdade termina quando começa o do outro". Liberdade não é plena, democracia não é perfeita.

M.
 
[ pandaZero ] © Design por Mayumi. Tecnologia do Blogger.