17 agosto 2014

#koiuta

| |

Hoje vou falar um pouco sobre um anime de curta temporada que acabei de terminar de assistir, Toaru Hikuushi e no Koiuta (A canção de amor do piloto).

Gênero: Romance, fantasia, aventura, aviação.
Episódios: 13
Estúdio: TMS

A estória gira em torno de Kal-el Albus, um rapaz que, junto com sua irmã adotiva, Ariel, ingressa na escola de aviação da ilha de Isla, motivados pelo pai de Ariel, que também fora piloto. Nessa escola, Kal-el Albus conhece Claire Cruz, uma garota tímida, mas muito inteligente, além de misteriosa. Logo de início Kal-el e Claire demonstram interesse um no outro e com o tempo acabam aproximando-se ao tornarem-se parceiros de voo.

Um resumo (bem resumido mesmo), sobre a estória, o que, no primeiro momento me motivou muito pouco a assistir esse anime. Pensar que seria só mais um shoujo de enredo raso, corrido e sem sentido (levando em consideração o que fora feito com alguns animes de 12/13 episódios). De fato, o começo do anime é bem razoável, sem grandes acontecimentos, porém, minha surpresa veio logo no 6º episódio, onde, de um momento para o outro, os acontecimentos de uma vida pacata (com seus altos e baixos, rancores e felicidades), viraram um grande conflito, e a história de uma guerra então nasceu, e todo aquele teor romântico e clichê do início do anime é rompido por uma série de acontecimentos, que foram tão rápidos e tão repentinos, que poderia dizer, me surpreendeu.

Daria uma nota alta para esse anime pelo fator surpresa que deram, um plus, pra estória, que coube bem. Contudo, não posso dizer também que fiquei satisfeita com o final (digamos que me baseio demais na tradição da Estúdio Ghibli, que por muitas vezes não encerra seus longas com um final fechado, mas que basta para a compreensão e satisfaz o espectador). O final eu diria que sugere muito uma segunda temporada, ou simplesmente, um "temos que acabar logo e não temos como acabar diferente", e enfim, não tenho muito o que falar sobre isso, apenas não gosto mesmo, mas até aí, é uma parte meramente pessoal.

Quanto ao estúdio que fez a animação, acredito que tenham feito um bom tramalho, sem muitas repetições, uma animação simples e limpa, mas que veio bem para a proposta. O traço também achei simples, mas muito agradável de assistir (me lembra a simplicidade do Victorian Romance Emma, no sentido de servir bem para a ocasião).

Sinceramente esperava menos do anime, acho que foi um pouco além das expectativas, já que acabei subestimando a ideia toda depois de ver que era mais romântico e tudo mais... Acredito que é uma boa indicação para quem estiver a fim de ver um anime pra passar mais o tempo e ter algum tipo de trama romântica. Indico!

M.
 
[ pandaZero ] © Design por Mayumi. Tecnologia do Blogger.