20 agosto 2014

#kyoukai

| |

Gênero: Sobrenatural, Fantasia, Demônios, Novel
Episódios: 12 + 1 OVA
Estúdio: Kyoto Animation

O anime que vou comentar hoje é o Kyoukai no Kanata (境界の彼方, "Além da fronteira"), mais uma franquia da KyoAni, que, diga-se de passagem fez, novamente, um ótimo trabalho na animação.

A sinopse do anime vou começar a pegar de outros sites, porque percebi não ser lá muito boa pra resumir uma história sem ficar confuso (kkk). Então, a história de Kyoukai conta "A fantasia obscura segue um adolescente chamado Kanbara Akihito. Apesar de o garoto aparentar ser humano, ele é meio-youmu e invulnerável a ferimentos porque regenera-se rapidamente. Um dia, Akihito conhece a garota Kuriyama Mirai quando ela está prestes a saltar do telhado do colégio. Mirai fica isolada por causa de sua habilidade de manipular sangue, algo que é raro até mesmo entre os membros do universo espiritual. Acontecimentos mirabolantes acontecem depois do tal encontro." (Animeq).

Basicamente a estória segue essa linha, indo e voltando em alguns aspectos que podem deixar o espectador um pouco confuso (inclusive, o início do anime é bem por aí, um pouco repentino, mas logo no desenrolar do anime certas questões são respondidas).

Quanto ao traço, bem característico da KyoAni nos últimos trabalhos, um traço simples e bonito, colorido (especificamente neste anime) com tons mais puxados para o pastel, ao contrário de Hamatora, que vi antes de Kyoukai (o primeiro episódio, por enquanto), que tem cores matizadas e chamativas. Ambos os casos me agradam bastante, mas porque foram feitos "da forma certa" e "na ocasião certa", digo, essas tonalidades caíram bem com o propósito das estórias.

Sem dúvida, esse anime me agradou como um todo, tendo obviamente altos e baixos, um ou outro episódio mais random, que poderia ter sido preenchido com mais informações do próprio anime, e não ter corrido no final com os acontecimentos, mas, como um todo, foi um anime com animação e enredo que realmente gostei bastante! Recomendaria, sem dúvida!

Agora, um pouco de spoiler...

Sobre o final do anime, na minha opinião, o ressurgir da Mirai foi algo realmente repentino e fiquei um bom tempo me perguntando se aquilo era real ou uma ilusão, e se for real, o que motivou esse "ressurgir". Acho que só re-assistindo o anime pra dar algum pouto mais correto, não sei, mas acredito que essa última aparição da Mirai deve-se ao fato daquele anel ser a última coisa que restava dela guardando um pedaço do que fora absorvido do kyoukai no kanata, o que, assim que desapareceu "devolveu" o corpo da Mirai ao mundo normal. Não sei, eu não consigo encontrar boas explicações para isso além da que "personagens principais não morrem, então colocaram qualquer coisa no final pra compensar", nem sempre isso é válido...

Quanto ao fato do kyoukai no kanata retornar ao corpo do Akihito, e muitos dizerem que retornaram ao zero, li uma opinião que concordei bastante, o Akihito aceitou a metade youmu dele, no final, aceitou que aquilo fazia parte dele, diferente da rejeição de antes, na busca por uma vida normal, que jamais aceitou ser taxado como youmu (no OVA pode-se notar uma ênfase grande quanto a isso, quando Akihito mostrou-se visivelmente afetado ao chamarem-no de youmu, lembrando veemente que era meio-humano, não simplesmente um youmu). A aceitação da parte youmu, pelo Akihito, talvez tenha sido justamente o diferencial desse retorno, uma vez que, sem a rejeição, sugere-se que o youmu não precisaria disputar espaço com Akihito, mas sim conviver com essa outra metade.

Enfim, independente de como terminou, eu recomendo àqueles que buscam uma história mais envolvente e "suave" em anime de curta temporada!

M.
 
[ pandaZero ] © Design por Mayumi. Tecnologia do Blogger.