07 setembro 2014

#bakumatsu

| |
Bom, depois de alguma resistência em começar a ver esse anime, devido a crença de que seria triste de chorar rios e rios (kkk), eu acabei me rendendo ao desafio e fui atrás.

Título: Bakumatsu Kikansetsu Irohanihoheto (幕末機関説 いろはにほへと, Intriga em Bakumatsu*)
Gênero: Histórico, fantasia, drama, samurai.
Episódios: 26
Estúdio: Studio Sunrise
* Fim do período de Edo.

Bom, começando pela sinopse: "É dito que quem obter a Cabeça do Conquistador governará toda a nação. Contudo, outro ser chamado “Assassino Eterno” é destinado a se opor Cabeça. Esses dois seres têem estado em conflito desde o ínicios dos tempos, afetando o rumo da história por de trás dos bastidores, influênciando aqueles que buscam poder. Akizuki Yojiro é um mercenário mistérioso e sombrio, ele carrega consigo um artefato sobrenatural de extrema importância para ele. O destino o guia ao encontro de um grupo teatral que busca vingança pela morte da família da líder do grupo, em troca de um favor ele ajuda o grupo a cumprir seu objetivo… e é a partir daí que a historia se desenrola." (Animeq).

Tenho que confessar que a sinopse em si não me chamou muito a atenção, o que de fato me foi mais relevante foi o traço. Ah, que personagens lindos! Sinceramente, tenho uma queda grande por esses personagens enigmáticos e caladões, somado ao traço belíssimo, já se vê logo... Mas, como nem tudo é perfeito...

Eu acho que, por incrível que pareça, 26 episódios é uma quantidade muito pequena para o tanto de história a contar nesse anime... Pra mim, ocorreu a mesma situação que em Hakuouki, onde a maior parte da estória é narrada, tornando o andamento bastante cansativo e quase sempre, com a quantidade de nomes e afins, bastante confuso. Isso porque uma boa parcela do anime conta com nomes de grandes ícones históricos do Japão, tal qual os próprios shinsengumis, com destaque especial para o Hijikata Toushizou nas partes finais da série.

Talvez tudo tivesse saído melhor se esse desenvolvimento tivesse sido melhor distribuído, não sei, ficou bastante maçante... Eu me pegava às vezes, pensando na morte da bezerra, de verdade, porque aquela narrativa toda não me prendeu muito a atenção, CONTUDO isso pode ser meramente algo relacionado a minha pessoa, e não um fato.

Quanto à animação, bem... achei aquela coisa, né. Aí, fui procurar o estúdio pra ver por que estava tão "durão", e depois que vi o ano de lançamento... Ah, como estamos mal acostumados! Esses animes novos, essa KyoAni da vida... Tudo tão perfeitinho que esquecemos que em 2000 e pouco, ou 2006, como foi o caso do Bakumatsu, não tinha muito o que fazer com as animações de animes sem ser essa produção meio "dura" (a menos que o estúdio seja rico, ou simplesmente, um longa da Ghibli (kkk)). Sim, a animação não é lá essas coisas, mas quando vi o ano reconsiderei bastante, e acredito que a animação esteja de acordo com a época.

No mais, essa é uma série que recomendaria para quem gosta de história, tem uma boa recepção para um turbilhão de informações que te mostram e bem... gosta de um romancinho, como no spoiler abaixo:



M.
 
[ pandaZero ] © Design por Mayumi. Tecnologia do Blogger.